Edson Fossatti Goncalves aulas de geografia

AULAS DE GEOGRAFIA


Entre as dicas para melhorar as aulas de Geografia, vale destaque para a busca pela curiosidade e a utilização da realidade e conhecimentos do estudante.





Fonte:https://educador.brasilescola.uol.com.br/


Um problema recorrente no ensino de Geografia é a dificuldade que muitos professores de Geografia possuem em tornar suas aulas suficientemente atrativas para os alunos. Muitos problemas, que passam pelo desinteresse dos alunos e vão até a dificuldade do professor em tornar a matéria acessível, fazem com que a prática docente nessa disciplina torne-se muito difícil e, às vezes, até traumática. Portanto, a seguir, vamos dar algumas dicas para melhorar as aulas de Geografia no dia a dia.
1. A curiosidade deixa tudo mais interessante
Uma importante dica para professores de Geografia e também uma estratégia que é muito utilizada em muitas disciplinas: atrair o interesse dos estudantes por meio da curiosidade. No início da aula, é interessante que o professor faça algumas perguntas retóricas ou alguns comentários que instiguem o aluno.
Por exemplo: em uma aula sobre Placas Tectônicas, o professor pode questionar a princípio: “Por que será que os terremotos acontecem?” ou “Como surgem as montanhas?” ou até um comentário como “é interessante perceber que a superfície se movimenta e o mar pode virar sertão...”, entre outras inúmeras hipóteses possíveis. Geralmente, esses questionamentos e comentários referem-se a uma realidade prática, o que geralmente leva os alunos a refletirem sobre o tema.
Portanto, se o professor for habilidoso nesse procedimento, nada ficará desinteressante. Mas cuidado ao aplicar essa estratégia de forma muito repetitiva, pois isso pode deixar suas aulas muito previsíveis.
2. Considere a realidade do aluno por aplicação ou por analogias
Muitos estudantes não conseguem interessar-se por um tema por considerá-lo muito distante de sua realidade ou por não serem capazes de imaginar o que acontece em uma dada temática. Por isso, às vezes, é bom começar com a realidade prática do aluno, mesmo que essa não esteja necessariamente relacionada com o tema em questão.
Nas redes sociais, durante um tempo, foi bastante compartilhado um vídeo em que o estudante mostra o panorama do expansionismo de Napoleão Bonaparte na Europa utilizando, como linguagem, algumas gírias e conceitos da favela. Assim, cada país era uma “boca” e as guerras eram “tretas” e assim sucessivamente. Nesse caso, apesar da linguagem menos formal, o aluno conseguiu apresentar o tema de forma relevante ao resto da turma, algo que a professora de História não estava conseguindo.
Por isso, mesmo que de uma maneira introdutória, é interessante que o professor empregue uma analogia ou uma comparação entre um tema de aula e uma realidade prática.
Um exemplo é, em uma aula sobre Guerra Fria, colocar cada um dos alunos para representar os países que protagonizaram a Segunda Guerra Mundial e explicar como cada um deles saiu desse conflito e o contexto sobre o qual a Guerra Fria iniciou-se.

Edson Fossatti Gonçalves
Professor de geografia

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