segunda-feira, 27 de abril de 2020

Edson Fossatti Goncalves

O ENSINO DA GEOGRAFIA



O texto abaixo traz uma excelente visão acerca do ensino de geografia, especialmente seu papel na formação do cidadão para que este seja conhecedor do mundo enquanto ambiente do desenvolvimento humano bem como sua relação com os recursos naturais.

Edson Fossatti Goncalves
Professor de geografia

Um passeio histórico geográfico

O Ensino de Geografia


Autor: Leonardo de Menezes Moura e Péricles Gomes da Silva

Vivemos na sociedade do conhecimento, logicamente que algumas diferenças são perceptíveis; dentre países, desde o desenvolvimento a possibilidade de acesso ao conhecimento e à informação. O mundo contemporâneo nos demanda uma formação e uma atualização profissional permanente, que possa alcançar quase todos os aspectos produtivos, dentro de um mercado de trabalho complexo, mutável, flexível e imprevisível, junto a um ritmo de transformações aceleradas que nos obriga a estar aprendendo sempre coisas novas.
Nossas necessidades de aprendizagem nos direcionam a uma dedicação coerente, para adquirirmos conhecimentos culturalmente relevantes para nossa inserção social, relacionando-as ao âmbito de nosso crescimento e sociabilidade profissional.
Estamos direcionados a construir novos desafios, para que possamos compreender e estabelecer alternativas para crise civilizatória global, dentro de um contexto de construção e inovação de paradigmas nas sociedades, na ciência, na educação, na ética, entre outros âmbitos. Ou seja, estamos direcionados ao desafio de encontrar novos caminhos para a apropriação e produção dos conhecimentos. Desde então podemos notar a importância, mais do que nunca da geografia, para nos auxiliar numa interpretação crítica deste novo mundo, destes novos desafios, reorganizando nossa forma de percepção e análise, dentro de uma geografia global coerente. Unindo a educação à vida, procurando estreitar nossa relação com a sociedade e com o ambiente, que é nossa realidade.
O papel da geografia como da história é de incentivar alunos e professores a pensar melhor, sobretudo o que ocorre em seu cotidiano, sendo em seu país ou no mundo.Este direcionamento do novo pensamento geográfico vai de encontro aos professores que, necessitam preparar aulas contendo assuntos interativos e diversificados.
Então se faz importante o professor captar e fornecer ao aluno, as informações básicas e elementares para um acesso amplo ao conhecimento geográfico, para que de forma mais fiel e precisa, o aluno possa interpretar a realidade que o cerca. Todo enfoque geográfico para temas relevantes como: socioeconômicos, políticos e ambientais, tendo a globalização como um fio condutor, para que possamos despertar mais conhecimento e maturidade, além de adquirirmos experiência para analisarmos assuntos complexos como a própria globalização.
Necessitamos compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.
Precisamos partir de uma concepção de geografia como ciência humana, e do espaço geográfico como espaço social, resultado da progressiva humanização da natureza. O professor José William Vesentini; destaca: "Pensamos que um dos objetivos centrais do ensino de geografia é contribuir para a formação de cidadãos, e que o exercício da cidadania pressupõe a critica". Nesse sentido, evitamos sugerir caminhos pré-estabelecidos, pois o desenvolvimento do espírito crítico não se confunde com a doutrinação. O conhecimento dos conteúdos geográficos, vão além da sala de aula, do professor e de seu material didático. A quantidade de informação que dispomos; faz-se presente dentro da responsabilidade conceitual, em que todo conteúdo destacado precisa de base e critérios para não se tornar vazio e irrelevante; mas envolvido com tudo que nos cerca e direcionado à sociedade e o que se passa com ela, diversificando condutas e ao mesmo tempo trabalhando as transformações vigentes. A geografia não é uma disciplina enfadonha e decorativa; pelo contrário, ela se faz presente dentro de uma dinâmica social pensando e repensando o espaço, as transformações em que nele ocorre, e preocupa-se em direcionar seu pensamento para o ser humano e seus relacionamentos, seja homem/natureza, homem/sociedade, seja esta qual for. Todas as informações que nos chegam, servem como ferramentas para análise e reflexão, para que possamos ultrapassar fronteiras, buscar outras formas de conhecimentos, fazer novas abordagens e aprofundar nosso interesse.
O significado conhecimento ultrapassou, há muito tempo, as fronteiras da sala de aula e os conteúdos dos livros didáticos. Como exemplo podemos notar que as transformações decorrentes no planeta voam de minuto a minuto, são velozes, não cabendo tempo à atualização do livro didático no mesmo instante, assim, toma como ferramenta uma abordagem profunda de todos os acontecimentos e, o interlocutor neste caso o professor necessita estar atento e atualizado com os fatos.

Autor:

O texto acima traz uma excelente visão acerca do ensino de geografia, especialmente seu papel na formação do cidadão para que este seja conhecedor do mundo enquanto ambiente do desenvolvimento humano bem como sua relação com os recursos naturais.

Edson Fossatti Goncalves


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