SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIOS
EM SALA DE AULA
Artigo completo em: https://educador.brasilescola.uol.com.br
Edson Fossatti Goncalves
Trabalhar os solstícios e equinócios em sala de aula pode ser algo desafiador para o professor de Geografia, o que traz a possibilidade da utilização de metologias interativas. Edson Fossatti GoncalvesOs solstícios e equinócios são fenômenos naturais que ocorrem graças ao movimento de translação terrestre, bem como pelo fato de a Terra possuir uma inclinação de 23º27' em seu eixo de rotação em relação ao eixo perpendicular ao seu plano orbital. Assim, quando o nosso planeta é iluminado de forma desigual entre os hemisférios, temos os solstícios, e quando é iluminado de forma igual entre os hemisférios, temos os equinócios. Edson Fossatti Goncalves
Elaboramos a presente proposta para que o professor de Geografia possa trabalhar os solstícios e equinócios em sala de aula. O objetivo é permitir que os alunos compreendam esse fenômeno, visualizem suas dinâmicas e entendam as consequências deles para a formação das estações do ano. Os materiais a serem utilizados são: lousa, giz, projetor de imagens (data show, ou similares) e o livro didático ou um texto sobre o tema. Edson Fossatti Goncalves
Autor: Rodolfo Alves Pena Graduado em Geografia
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Edson Fossatti Goncalves
Professor de geografia
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